terça-feira, 19 de julho de 2011

Picos de Crescimento e Saltos de Desenvolvimento


Pico de Crescimento 
É um fenômeno que ocorre em bebês no qual estes solicitam mais mamadas do que de costume. Esta necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê. 

Salto de Desenvolvimento 
Seu bebê anda chorando muito? Não está dormindo bem? Querendo só ficar no colo? ATENÇÃO MAMÃE, PODE SER UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO


Os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim às vezes dão uma acelerada, outras vezes fica mais lento. Existe um livro holandês que contém toda a cronologia destes saltos. O livro diz que o período que antecede os saltos o bebê de repente se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho... O que acaba acontecendo é que ele quer voltar à base, ao que é conhecido, ou seja: MAMÃE. 


Então, nessas fases eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com freqüência também comem e dormem pior. Segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase difícil passa e tudo volta à normalidade. 

1º Salto - 1º semana


2º Salto – 8º semana (2 meses):
Seu bebê sente, cheira, vê e ouve coisas que säo totalmente novas pra ele. Ele se sente inseguro e quer o colo da mäe. Essa fase pode durar de alguns dias até duas semanas. Ele chora mais, come menos, estranha as pessoas e se agarra mais a mãe. Dorme mal e suga mais o dedo ou a chupeta. 

3º Salto – 12º semanas (3 meses):
Novamente tudo é novo: ele quer o colo da mãe!

4º Salto – 19º semana ( 4 meses e 3 semanas):
Você percebe que seu bebê faz coisas que até hoje não havia feito. Por volta da 14º até a 17º semana ele torna-se impaciente, pois percebe que as coisas estão mudando. A partir dessa idade, essa fase difícil comeca a demorar mais para passar. Normalmente dura 4 semanas mas  pode durar de 1 até 6 semanas a mais. Seu bebê chora mais, apresenta mudancas extremas de temperamento e quer mais atencão. Come e dorme menos. Emite menos ruídos que antes e se movimenta menos. Estranha as pessoas e busca maior contato corporal quando está sendo amamentado.

5º Salto – 26º semana (6 meses e 2 semanas):
Já na 23º semana o bebê torna-se mais difícil. Essa fase durará 4 semanas, podendo extender-se por até mais 5. Apresenta todas as caracteristicas da fase anterior. Busca  maior contato corporal durante as brincadeiras. 

6º Salto - 37º semana (9 meses e 1 semana): 
Seu bebê fica temperamental, “manhoso” e chora sempre. Seu humor muda rapidamente de alegre para agressivo e vice-versa. Quer ter mais atividades e não admite não tê-las! É exageradamente amoroso e tem ataques de raiva. Estranha as pessoas e protesta quando o contato corporal é interrompido. Come mal, dorme menos, movimenta-se menos e “fala” menos. Às vezes senta-se quieto e sonha acordado. Não quer que troque sua fralda, chupa sempre o dedo e se consola com seu bichinho de pano. 

7º Salto – 46º semana (11 meses e 2 semanas):
Mesmas características da fase anterior.

8º Salto – 55º semana (13 meses e 3 semanas ou 1 ano, 1 mês e 3 semanas):
Mesmas características da fase anterior. 


O segredo para essas fases é ter muita paciência, amor, carinho, colo ...  
PICOS DE CRESCIMENTO - tem a ver com alimentação, aumento de demanda de mamadas do bebê para suprir esse periodo que precisa crescer mais


SALTO DE DESENVOLVIMENTO - período onde o bebê esta desenvolvendo novas habilidades e muda de comportamento para "trabalhar" nessa nova habilidade. 

Ambos fenômenos podem ocorrer ao mesmo tempo, é só dar uma olhada como se intercalam em alguns periodos.

(Fonte: Gravidez Caminho de um Sonho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário