sábado, 9 de julho de 2011

Inserindo novos alimentos

A introdução de alimentos não é algo tão simples para as mamães de primeira viagem. Eu, que devido ao trabalho não cozinho faz anos, me vejo agora com a missão de não só preparar, mas diversificar a alimentação da minha filha. Estou muito feliz, fazendo algumas pesquisas, pois quero que Valentina coma de um tudo, tenha realmente um cardápio diversificado.

Montei um cardápio semanal que pretendo aplicar somente após o quinto mês, mas aqui deixo registrado que já a iniciamos com as frutas, através de sucos e papinhas. Começamos com o suco de laranja lima, depois maçã e hoje ela experimentou o suco de melancia. No começo, é sempre a mesma coisa: algumas caretas, um pouco de birra e após alguns minutos, lá está Valentina, tomando todo o suco. Tenho dado 60ml e a exceção da melancia, os demais sucos (laranja e maçã) misturo com um pouco de água e, obviamente, nada de açúcar ou mel.

Os sucos entraram no cardápio no período da manhã, entre as mamadas de 9h00 e 12h00. São sempre preparados na hora, apenas a quantidade certa, e quando ela não toma toda a mamadeira, descarto o suco. Quero no próximo mês tentar dar o suco em um copinho. Será que conseguimos?

Na próxima semana, quando Valentina completará 4 meses, iniciaremos as papinhas doces. Elas devem ser preparadas com frutas bem esmagadas e que fique claro - é preciso fugir do liquidificador (que destrói a fibra das frutas). Também é importante escolher um talher com a ponta revestida de silicone, para não machucar a criança.

Sua rotina alimentar ficará assim, a partir do quarto mês:

7h às 8h - Leite artificial
9h30 - Papinha doce
11h às 13h00 - Leite artifical (que mais na frente será substituído por papinha salgada)
15h às 17h00 - Suco de fruta
19h às 21h00 - Leite artificial
Madrugada - Leite artificial (se acordar)

A fruta deve ser preferencialmente oferecida no lanche da manhã. Pode ser raspadinha, machucada com um garfo ou em forma de suco. O ideal é não triturá-las, para que o bebê possa se acostumar com novas texturas. Indica-se iniciar com laranja lima, mamão papaya, banana prata, maçã argentina ou pêra. Aqui é possível encontrar algumas receitas de papinhas e sopinhas.

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