terça-feira, 25 de junho de 2013

Hora de desfraldar? Como estamos fazendo e dicas de livro

Inspirada em uma publicação que eu vi no Instagran das +Mães Brasileiras, resolvi hoje falar do desfralde da Valentina. Bem, confesso que nunca tivemos pressa em desfraldá-la. O processo meio que vem acontecendo por vontade dela. 

Observamos inicialmente que ela já não gostava de ficar com a fralda, sentia-se incomodada e... simplesmente tirava a bendita. Aí passamos a deixá-la algumas horas do dia sem a fralda descartável, apenas de calcinha. Pela manhã ela tem ido de fralda pra escola (que não tocou no assunto sobre desfralde ainda, mas cujo eu pretendo a partir de segunda-feira mandar sem fralda). A tarde, em casa ou na casa da vovó, fica só de calcinha mesmo. A noite dorme sem fralda e apenas uma vez fez xixi na cama. A questão é que durante o dia, quando passa a maior parte do tempo sem a fralda, ela fica horassssss sem fazer xixi e eu estava receosa de que ela estivesse "segurando" a vontade até a hora que alguém colocasse fraldinha nela. 

É importante frisar que ela ganhou no seu aniversário de 2 anos um peniquinho fofo, mas simplesmente tem pavor a ele. Já tentei colocá-la algumas vezes, mas só em pensar ela chora, se joga, esperneia e claro, não forço a barra, né?

Foi aí que com a indicação do IG das +Mães Brasileiras me deparei com esse livro "O que tem dentro da sua fralda?" e corri pra livraria pra comprar. O livro é uma delicinha. Conta a história de um ratinho curioso que quer descobrir o que tem dentro da fralda dos seus amiguinhos. E o mais legal, cada bichinho usa uma fraldinha que a criança "abre" e mostra o cocôzinho. Valentina adorou essa parte!!!! Chega a hora do ratinho mostrar sua fralda e ela está limpinha!!! E ele explica que faz o seu cocô no penico!



Imagens da internet retiradas daqui

Fabuloso, não?! Na internet ainda encontrei essa dica legal, no blog Um amor de eva,  que são os bichinhos em E.V.A. Já estou pensando em fazer os bichinhos pra Valentina. Seria outro recurso pra estimular essa importante passagem, não é verdade?



Tem também muito artigo interessante no mundo virtual. Confiram esse AQUI sobre como desfraldar meninas.

Aí aproveito pra deixar outras dicas de livros que encontrei na Internet e estou buscando para a biblioteca da Valentina (outro assunto que quero abordar aqui no blog!)... Vamos às dicas?

1) O que se faz com o penico? 

Com este livro, a criança brinca com as imagens, colocando em movimento figuras do livro. Seu filho vai se divertir enquanto se familiariza com o penico.










2) Cocô no trono


Um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono - e que fazem cada um sua espécie de cocô. Mas ao final, ele também apresenta sua performance 9 aprende a usar a privada sozinho), para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor ao apertar um botão sonoro.







3) Hora do penico


Neste livro, as imagens  reais  mostram meninas  e meninos envolvidos com os novos elementos relacionados ao desfralde; calcinhas, papel higiênico, penico, etc. Acompanha uma cartela de "adesivos de recompensa" (questionável). O legal desse livro é que também tem a versão para os meninos!





4) O patinho usa o penico
O patinho precisava usar o peniquinho. Descubra nesse livro como ele conseguiu deixar de usar fraldas e se tornar um patinho crescido!









5) Cadê o meu penico?
A coitada da Hortênsia estava louca de vontade de fazer “uma tal coisa”, mas não encontrava o seu penico por nada... Enquanto isso, a bicharada toda se divertia com um objeto misterioso. Seria uma gamela? Um tigelão? Quando eles descobrem que aquele pote serve para fazer xixi e cocô, ficam encantados com a novidade: estão todos muito apertados e não querem mais saber de sujar o terreiro! Enquanto isso, Hortênsia pergunta aos animais sobre seu penico, mas eles não o conhecem por esse nome, por isso não podem ajudar. Coitada, será que ela vai recuperá-lo a tempo? Escrita em versos rimados, esta história fala de maneira divertida sobre uma fase de crescimento e aprendizado na vida das crianças pequenas.


6) Vivi e o peniquinho
A coitada da Hortênsia estava louca de vontade de fazer “uma tal coisa”, mas não encontrava o seu penico por nada... Enquanto isso, a bicharada toda se divertia com um objeto misterioso. Seria uma gamela? Um tigelão? Quando eles descobrem que aquele pote serve para fazer xixi e cocô, ficam encantados com a novidade: estão todos muito apertados e não querem mais saber de sujar o terreiro! Enquanto isso, Hortênsia pergunta aos animais sobre seu penico, mas eles não o conhecem por esse nome, por isso não podem ajudar. Coitada, será que ela vai recuperá-lo a tempo? Escrita em versos rimados, esta história fala de maneira divertida sobre uma fase de crescimento e aprendizado na vida das crianças pequenas.Bem, esses são os títulos que eu encontrei e achei que me ajudarão muito no processo. Irei comentar com vocês todo o processo, nossas conquistas, avanços e sucesso nessa nova aventura... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário