Montei um cardápio semanal que pretendo aplicar somente após o quinto mês, mas aqui deixo registrado que já a iniciamos com as frutas, através de sucos e papinhas. Começamos com o suco de laranja lima, depois maçã e hoje ela experimentou o suco de melancia. No começo, é sempre a mesma coisa: algumas caretas, um pouco de birra e após alguns minutos, lá está Valentina, tomando todo o suco. Tenho dado 60ml e a exceção da melancia, os demais sucos (laranja e maçã) misturo com um pouco de água e, obviamente, nada de açúcar ou mel.
Os sucos entraram no cardápio no período da manhã, entre as mamadas de 9h00 e 12h00. São sempre preparados na hora, apenas a quantidade certa, e quando ela não toma toda a mamadeira, descarto o suco. Quero no próximo mês tentar dar o suco em um copinho. Será que conseguimos?
Na próxima semana, quando Valentina completará 4 meses, iniciaremos as papinhas doces. Elas devem ser preparadas com frutas bem esmagadas e que fique claro - é preciso fugir do liquidificador (que destrói a fibra das frutas). Também é importante escolher um talher com a ponta revestida de silicone, para não machucar a criança.
Sua rotina alimentar ficará assim, a partir do quarto mês:
7h às 8h - Leite artificial
9h30 - Papinha doce
11h às 13h00 - Leite artifical (que mais na frente será substituído por papinha salgada)
15h às 17h00 - Suco de fruta
19h às 21h00 - Leite artificial
Madrugada - Leite artificial (se acordar)
A fruta deve ser preferencialmente oferecida no lanche da manhã. Pode ser raspadinha, machucada com um garfo ou em forma de suco. O ideal é não triturá-las, para que o bebê possa se acostumar com novas texturas. Indica-se iniciar com laranja lima, mamão papaya, banana prata, maçã argentina ou pêra. Aqui é possível encontrar algumas receitas de papinhas e sopinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário